segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Animais raros


Polvo Dumbo: (Dumbo Octopus): 

Os polvos do gênero Grimpoteuthis também são conhecidos como “polvos Dumbo” de orelha-como barbatanas salientes no topo de sua cabeça como organismos, lembram as orelhas do elefante voador de Walt Disney. 
Eles são criaturas bentônicas, que vivem em profundidades extremas: 3000-4000 metros, e são alguns dos mais raros da espécie Octopoda. Eles podem lavar a camada transparente de sua pele à vontade, e são animais pelágicos, tal como todos os outros polvos.
 Eles pairam acima do mar, à procura de vermes, moluscos bivalves, copépodes pelágicos, crustáceos e outros. Eles movimentam pelos impulsos dos braços, atirando água através de seu funil, ou por suas orelhas parecidas com barbatanas. Eles podem usar estas técnicas separadamente ou simultaneamente. Os machos e fêmeas são diferentes na sua dimensão e padrões. As fêmeas põem ovos consistentes, sem distinto acasalamento.





Coelho Angorá (Angora Rabbit)                                           O coelho Angorá é uma variedade de coelho doméstico criada pelo seu pêlo longo e macio. 
A criação de coelhos Angorá foi originada em Ankara e  Turquia, juntamente com a cabra angorá e o gato angorá.
 É um dos mais antigos animais domésticos. Existem muitas raças de coelhos angorá, tais como o Inglês, alemão, francês, chinês, gigantes, etc.
 Os coelhos Angorá foram animais populares apreciados pela  realeza francesa em meados do século 18 e, mais tarde se espalhou para outras partes da Europa.





 NOME COMUM: ai-ai
 

NOME CIENTÍFICO: Daubentonia madagascariensis
 

NOME EM INGLÊS: Aye-aye
 

FILO: Chordata
 

CLASSE: Mammalia
 

ORDEM: Primates
 

FAMÍLIA: Daubentoniidae
 

PESO: até 5 kg.
 

CARACTERÍSTICAS: Comprimento: até 45 cm, mais 50 cm de cauda . Polegar oponível nas patas dianteiras e traseiras. Dedos longos, providos de unhas. Unhas dos polegares chatas, dedos das patas traseiras grandes.
 

TAMANHO: corpo 36 a 44cm, rabo 50 a 60cm.
 


PESO: Peso de adulto aproximadamente 2kg.
 

TEMPO DE VIDA COMUM: Um espécime cativo viveu durante 23 anos e 3 meses (o Jones, 1982).
 

REPRODUÇÃO: Pouco é conhecido sobre os hábitos de reprodução do ai-ai. Provavelmente cria a cada dois ou três anos uma vez; um filhote nasce em outubro-novembro.
 

MATURIDADE SEXUAL: 2 anos, em cativeiro, 

GESTAÇÃO: 170 dias
 

Nº DE CRIAS: um filhote, colocado num ninho esférico.
 

HABITAT: Ai-ai só vivem na parte do norte da floresta tropical da costa oriental de Madagáscar em florestas, rochedos e moita de bambu.
 

COMPORTAMENTO: O ai-ai é estritamente noturno e solitário. Durante o dia dorme em um ninho construído no tronco de uma árvore grande aproximadamente 10-15 metros fora o solo. O ninho é uma estrutura complexa de entrelaçar de ramos e folhas e provavelmente exige tempo para ser construidor. Um ninho novo é construído em alguns dias. O ai-ai é principalmente arbóreo, onde usa suas garras longas para agarrar os ramos e troncos de árvore, mas fará viagens longas pelo solo.
O ai-ai é um animal de hábitos noturnos. No escuro não se consegue ver os seus dedos longos e finos, com unhas em forma de garra, a sua cauda encorpada e as suas orelhas peladas. Só aparecem os olhos brilhantes, cor-de-laranja. Esse animal estranho ocorre nas florestas da República Malgaxe e também aparece nas lendas daquele país.
 De acordo com uma dessas lendas, se um homem dormir na floresta, os ai-ais farão um travesseiro de folhas para ele. Se o homem encontrar o travesseiro embaixo da cabeça quando acordar, é sinal de que irá se tornar muito rico; mas se estiver embaixo de seus pés, será atingido por um feitiço. Os ai-ais, infelizmente, são cada vez mais raros. Há talvez apenas algumas dezenas.
O ai-ai possui incisivos semelhantes aos dos roedores. Anda sozinho ou em pares. Faz tocas nos arbustos ou em ocos das árvores. Come frutas, mas seu alimento principal são as larvas de insetos que penetram no tronco das árvores.
Encontra as larvas escutando o ruído que fazem. Quando localiza uma larva, rói a casca da árvore, põe o longo dedo médio no túnel escavado pela larva e a retira com a unha.





Tarsier 

São pequenos primatas que possuem grandes olhos que os ajudam a desenvolver as suas normais atividades noturnas e que recebem este nome pelo alongado osso tarso no pé. Podem ser encontrados nas florestas do Brunei, da Indonésia e da Malásia. 
Mede apenas 15cm e tem enormes olhos arregalados! Durante o dia ele dorme e, quando chega a noite, vai atrás de comida. Ele caça insetos e morcegos.
O tarsier fica quase sempre agarrado nas árvores com seus dedos enormes.
Um outro traço mais tarsier original é suas garras da preparação. Estes são usados para remover a sujeira e os parasita de seus corpos e igualmente como ferramentas da limpeza para sua pele. 
 São nomeados mais tarsier por causa de seus ossos proeminentes da parte posterioa do esqueleto.
Um mais tarsier é capaz de pular até sete pés. Podem igualmente mover as superfícies verticais devido às almofadas da sucção situadas na extremidade de seus dedos. Embora os tarsiers sejam mais apitos a permanecer em lugares verticais tais como árvores, puderem hop usando seus pés quando na terra. Uma cauda mais tarsier é incrível rigoroso e flexível. Isto serve como uma ferramenta de equilíbrio das sortes quando se moverem e como uma sustentação quando descansando.

 Tarsiers não vai bem no cativeiro. É relatado casos onde os tarsiers prendidos feridos e matou-se mesmo devido ao esforço causado por seu captiveiro. Isto deve serir como um lembrete que entretanto os tarsiers domésticos possam olhar, eles é saido melhor sozinho em seu habitat natural. 


Vou procurar mais animais raros, até a próxima publicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário